Tudo visto de um referencial diferente

27 de abril de 2008

Hard Rock


Conhecido por Hard Rock, este estilo de rock teve seu auge nos anos 70 e 80, possuindo algumas diferenças em cada década, ele trazia consigo enraizado o velho e bom rock'n roll. Tinha por princípio o rock puro, Led Zeppelin por exemplo, liderando não só aquele que seria um dos mais influentes grupos de todos os tempos, como algumas mudanças que fariam grande diferença na história do rock. Experimentando novas técnicas e afinações alternativas em suas músicas, o Led consolidou-se como um dos mais inovadores conjuntos surgidos até então. Ainda na Inglaterra, outra banda, o Deep Purple, surpreendia ouvintes acostumados à estrutura simples dos hits dos Beatles como “Help!”.Em 1972, a banda lançou o álbum Machine Head, considerado por muitos a melhor definição do estilo recém-criado, que recebera o nome de hard rock. O clássico disco era ponte perfeita e harmoniosa entre as experiências sonoras do Led Zeppelin e o peso inequívoco e originalíssimo do Black Sabbath – que também despontou naquela década com uma música mais arrastada, explorando temas obscuros. Não é à toa que os três grupos citados formaram a “Santa Trindade Roqueira” dos anos 70. Em contrapartida, uma outra corrente defende a tese que o “marco zero” do hard rock deu-se nos Estados Unidos quando o Kiss lançou seu trabalho de estréia.


Guiado por bandas como KISS, AC/DC, Scorpios, Black Sabbath fez um enorme sucesso primeiramente nos anos 70, e mais tarde nos anos 80 vieram novas bandas como Gun's n'Roses, Skid Row, Whitesnake, Poison, Def Leppard. Porém sua associação a imagem, causou sérios problemas. A partir do momento em que a indústria fonográfica – e os próprios grupos– passou a se preocupar mais em promover rostinhos bonitos ou caras de mau do que em gravar bons discos, a coisa deslanchou. Foi exatamente contra essa avalanche de descartabilidade rocker que alguns rapazes, sem nada para fazer nos dias chuvosos e sem roupas com lantejoulas, começaram a se reunir em suas respectivas garagens e, assim como o punk havia feito com o rock progressivo nos anos 70, varreram com inacreditável violência e rapidez tudo que de decadente havia no show business. A essa revolta se deu o nome de grunge, um outro seguimento do rock.


Alguns dizem que este estilo foi suprimido pelo Heavy Metal, e outros estilos mais pesados do Rock, porém outros afirmam que ele está presente naqueles que tem seu coração nos anos 70 e 80, e defendem com unhas e dentes que se não fosse o Hard Rock, talvez hoje não existisse o Heavy Metal e outros segmentos.


Não tem como não gostar! \m/



Dica do dia!

Led Zeppelin- Volume I (69) - Volume II (69) - Volume III (70) - Volume IV (71)

Deep Purple- In Rock (70) - Fireball (71) - Machine Head (72) - Burn (73)

Skid Row- Slave to the Grind (91)

Kiss - Destroyer (76) - Alive II(77) - Love Gun (77) - Creatures Of The Night (82) - Revenge (91)


Ajudinha : Wikipédia e Cover Guitarra


3 comentários:

jheison Silva disse...

esse estilo d rock nunca tinha ouvido falar...
bem interesante esta postagem...
rock é tudo...
mais prefiro gothic rock...
muito massa

http://jheison16.blogspot.com/

~ a Juh! disse...

Eu adoro esse estilo de rock! Até sempre digo que nasci na época errada, que queria ter curtido a época do auge dessas bandas todas!
É possível reconhecer essas bandas só pela introdução da música, já hoje em dia é tudo muito igual, é sempre a mesma coisa. =/

Ótimo post! ;D

Beeeeeeeeeeijos

Anônimo disse...

Se você me permite...

...vejamos...

Slave to the grind, é um dos piores discos da história...

Mas Led Zeppelin é bem legal, mesmo.

Poderia ter citado Physical graffiti.

Enfim.

Parabéns pelo blog.

Bacana.

:)

 
©2007 '' Por Elke di Barros