Tudo visto de um referencial diferente

24 de abril de 2008

Fotografia: a realidade em um clic


Mais uma foto minha, do céu de Brasólia ^^*


Fotografia é uma técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa, designada como o seu suporte.

Essa é a definição no sentido denotativo, mas hoje falarei do sentido conotativo dessa arte de paralisar a realidade.


É incrível como uma foto pode trasmitir tantas coisas, desde aquele sorriso singelo de uma criança, até o dor de uma lágrima prestes a cair. A primeira fotografia tirada foi em 1822 por um francês e de lá pra cá as coisas só tem evoluido. Hoje em dia as máquinas tiram fotos praticamente sozinhas, basta apertar um botão que em alguns instantes a foto é tirada. Mas ai fica uma pergunta: Será que com a tecnologia, a fotografia perdeu sua função como arte?


Porque hoje em dia é tão facil fazer fotos... Com o orkut, fotolog e blogs, qualquer um pode ser um fotográfo de um dia para o outro. Mas o meu professor de fotografia falou algo que realmente é a peça chave da fotografia: O olhar fotográfico. Ele é capaz de encontrar a beleza em lugares nunca antes imaginados, e capaz de fazer virar belo algo que um dia foi comum. E mais... A fotografia é como uma poesia, precisa ser composta de várias elementos, como ângulos, objetos, e principalmente a inspiração.
Acho que não só na fotografia precisa ter inspiração, mas tudo que fazemos na nossa vida. Assim pude perceber a diferença daqueles que tiram fotos, e daqueles que fazem fotos. É incrível como tudo muda de acordo com a vontade e o gosto pela coisa. Eu não diria que um bom fotógrafo é aquele que para, bate a foto, e vai embora como se fosse apenas mais uma. Pra mim um bom fotográfo, é aquele que admira sua imagem, compreende e sente o que ela passa, e através de suas lentes consegue traduzir em um papel toda aquela emoção.
Enfim.. espero um dia poder me dar ao luxo de sentir tudo isso e poder com minhas lentes traduzir o meu mundo e como o vejo.
That's all Folks!

5 comentários:

Alcione Torres disse...

Eu, às vezes, fico frustrada quando não consigo traduzir na foto, a beleza que estou vendo.
Sarapatel de Coruja

Tuany Baron disse...

tomara mesmo que voce consiga isso!
A foto está linda, pena que eu nao tenhaa esse olhar de fotografa como voce disse, mas isso é um dom!

Thiago Capodeferro disse...

Bela foto, moça! seu olhar fotográfico está bem apurado, parabéns!

Cleuber Lima disse...

eu particulamente amo fotografia!
sou adpeto ao ''enquanto menos pretençao melhor irar ficar a foto'' pois quando temos todo aquele cuidado pra foto ficar perfeita , geralmente nunca fica.....

Joice Worm disse...

Patrícia, para primeiro dever de casa, aquela foto anterior de Brasólia está incrível. Acho que seu professor terá poucas palavras para criticar. É tão bonita quanto um sonho... E vai melhorar... Madre mía. A exposição futura será sucesso garantido!

 
©2007 '' Por Elke di Barros